segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia da árvore, da poesia e da água!



Comemoramos hoje o Dia da Árvore e o Dia da Poesia, que foram ontem, domingo, e o dia de hoje, que era o Dia Mundial da Água, ui tantos dias para comemorar!


No intervalo da manhã lemos poemas sobre estes dias, poemas muito giros que atamos nas árvores para serem abanados pelo vento!

Ainda construímos dois relógios de sol! Que foi uma coisa muito estranha! Nos não sabíamos que se podia saber as horas pelo sol! Foi então que nos contaram que antigamente não havia relógios e que só com o sol se podia saber que horas é que eram! E a construção do relógio tem muito pouca ciência! Basta um triângulo colado num papelão e coloca-lo virado para o Sul e foi ficar a olhar para a sombra que parecia que nem se mexia, mas que afinal, de hora a hora, dava um salto muito grande! Vamos tentar construir um relógio se sol a sério para termos sempre horas…bem, sempre não….quando não há sol também não há horas!

Durante a tarde fomos plantar duas árvores no nosso jardim! Duas romãzeiras, que é a árvore que dá as boas romãs! Como nós gostamos de romãs, vermelhinhas e doces!

Primeiro fizemos o buraco, fundo, para as raízes ficarem bem lá no fundo, depois cobrimos com composto retirado do nosso compostor! Depois de termos colocado tanta folha velha, cascas de frutas e todas as minhoquinhas que achamos na nossa escola, descobrimos que já nada disso existia! Estava tudo transformado numa terra muito escurinha que as árvores e florinhas gostam tanto!

Depois tapamos o buraco com mais terra e regamos muito bem regados os nosso pés de romãzeira! É tão giro pensar que daqui a uns anos vamos ter romãs nossas, a crescer ali mesmo no nosso jardim! E se não forem para nós, alunos de agora, pode ser que venham a ser comidas pelos nossos irmãos mais novos, e depois vamos poder dizer que fomos nos que a plantamos!

Fui muito agradável este dia! O Sol, quente de Primavera, esteve sempre connosco, a saudar a nova Estação do ano que começou no Sábado! Que boa maneira de começar a última semana de aulas do segundo período!

Deixamos aqui algumas fotografias!






Boa Primavera!

Visita da Escola Segura




Na quinta-feira, dia 18, passada recebemos a visita da Cabo Gina Sousa e do Guarda Bruno Rodrigues. A acção de sensibilização foi sobre a temática “violência nas escolas”, uma visita que já nos fazia falta.



O tema foi de grande interesse para a comunidade escolar e foi muito importante para todos nós começar a compreender o que é ser cidadão e o que é a responsabilidade!



Vimos muitas situações problemáticas, algumas que se passam até aqui na nossa escola, e todas as consequências que podemos sofrer por não cumprir aquelas regras mais simples.



Percebemos afinal o que é que a palavra bowling quer dizer, que é quando os meninos mais velhos ou maiores fazem mal aos mais pequenos e fracos, coisas como bater e chamar nomes, coisas que às vezes fazemos sem pensar bem. Os senhores Guardas ainda nos falaram sobre as agressões feitas aos professores e funcionários, coisa muito complicada para todos!



Esta acção teve como lema base um direito das crianças que ficamos a saber quase de cor:



Todas as crianças têm direito a crescer em segurança, num clima de tranquilidade, sem medos nem receios. É obrigação de todos nós tornar esse direito uma realidade!



Aqui ficam algumas fotos de uma das sessões:











Gostamos muito de receber os senhores Guardas!

segunda-feira, 1 de março de 2010

A vista do autor Simão Vieira


No passado dia 26 de Fevereiro, recebemos, na nossa escola um escritor: o professor Simão Vieira, autor do livro Anton. Além de o ter escrito, também o ilustrou!
Durante a conversa com o escritor, descobrimos coisas muito engraçadas sobre a personagem do livro, Anton, um menino vindo de outro país para Portugal, mas não só!
Também conhecemos melhor o autor que nos visitou: andou na nossa escola!!!
(Nao é giro quando vemos assim pessoas grandes que já tiveram aulas nas mesmas salas que nós?! Achamos muito estranho e divertido!)


Também fizemos algumas perguntas, porque somos pequenos jornalistas!

Redondinho ( R.) – Professor Simão, de que país é originário o Anton?
Professor Simão ( Prof.S.)– Não tem um pais muito certo, mas quando eu escrevi imaginei que ele viesse de um país da Europa do Leste, como da Rússia, ou da Ucrânia. Mas não tem um lugar de origem....o Anton é estrangeiro como muitos outros meninos!

R. – Já escreveu outros livros?
Prof.S. – Sim, escrevi algumas peças de teatro, quer para crianças, quer para adultos.

R. – Porque é que escreveu este livro?
Prof. S. – Porque achei que o que estava escrito no livro podia ser útil para todos, pois é um história sobre um menino que vem de longe e que tem de aprender tudo sobre o novo pais para onde veio morar.

R. – Que coisas é que o Anton teve que aprender?
Prof. S. – A escrever, a falar a nova língua, até conseguir dizer os nomes dos outros meninos da escola!

Para além de falar sobre o livro, o professor Simão também nos fez pensar sobre coisas muito sérias que pertencem a uma ciência chamada Física. Isto foi o que as professoras nos explicaram e de coisas estranhas como a Teoria da Relativadade e as Viagens no Tempo.

Aqui ficam algumas fotografias da visita do Professor Simão.






Obrigado pela sua visita e volte sempre!

O Inicio

Vamos agora lançar na blogosesfera o nosso jornal digital! Um local onde vamos colocar as nossas notícias, histórias e actividades feitas por esta grande equipa que é a Escola Básica do 1º Ciclo de Monte Redondo, Leiria.
Esperamos a vossa visita e, ainda mais, os vossos comentários. Todos juntos, queremos formar um forte núcleo de trabalho e de conquista para o futuro de todos nós!
Sejam Bem-vindos!


É uma hora da tarde e arrancamos, a partir de... AGORA!!!